segunda-feira, 23 de março de 2015

1º ENCONTRO DA FORMNAÇÃO: SALA DOS EDUCADORES

Segundo Hargreaves (2004), com novas exigências da sociedade atual, as instituições escolares não podem mais satisfazer-se somente com a função de transferir conhecimentos.Devem contribuir para a formação do pensamento crítico dos sujeitos inseridos naquele ambiente, porque o momento histórico exige outra mentalidade, outro modo de agir e pensar. Na concepção de Ghedin (2002, p.135): A experiência docente é espaço gerador e produtor de conhecimento, mas isso não é possível sem uma sistematização que passa por uma postura crítica do educador sobre as próprias experiências. Refletir sobre os conteúdos trabalhados, as maneiras como se trabalha, a postura frente aos educandos, frente ao sistema social, político, econômico, cultural é fundamental para se chegar à produção de um saber fundado na experiência. Nóvoa (2009) acredita ser possível obter vantagens com a nova concepção de que o conhecimento sobre ensino pode vir a partir da investigação dos saberes e das experiências dos professores nos espaços coletivos de formação continuada A formação continuada no ambiente escolar (com vistas à promoção de novos sentidos e significados da prática docente) tende a ser um caminho que possibilita tomada de consciência e compreensão das situações pedagógicas, mediante a oportunidade de dialogar com a situação vivida no contexto escolar a partir do olhar dos pares. Extraído:FORMAÇÃO CONTINUADA: “O SALA DE EDUCADOR” COMO ESPAÇODE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO - CRISTIANA DE CAMPOS SILVA

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